Olimpíada Brasileira de Informática

A Olimpíada Brasileira de Informática, ou OBI, é uma competição voltada para alunos do ensino fundamental e ensino médio, além de alunos no primeiro ano de faculdade. Há várias divisões e a principal delas consiste em selecionar os melhores alunos para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Informática (IOI).

Para tanto são realizadas duas fases. A Unicamp sempre tem alunos que participam e este ano não foi exceção. Participaram da primeira fase cerca de 10 calouros (o número não é tão alto devido à restrição de que um aluno universitário só é elegível caso tenha cursado o 3º ano do ensino médio no ano anterior). Desse número, 4 conseguiram avançar para a segunda fase.

Os melhores da segunda fase (entre 10 e 15 alunos) são convidados para participar de um treinamento da Unicamp (veja a lista). O evento deste ano foi realizado na semana passada e eu trabalhei como monitor, fiscalizando as provas e ajudando na confecção de enunciados e soluções para as mesmas. Dois alunos da Unicamp foram convidados para esse treinamento, a Patrícia e o Thiago, porém este último não apareceu e a Patrícia foi embora mais cedo e não participou das provas.

No final a classificação ficou com o Felipe de João Pessoa em primeiro, seguido do Renato de São Paulo, o Caique de Fortaleza e o André de São Paulo. Eles irão representar o Brasil em Warteloo, Canadá. Parabéns a todos!

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: