Seletiva Interna da Maratona

Da seletiva

No Domingo passado, 15/08 foi realizada a seletiva dos times da Unicamp. Estava marcado para os competidores chegarem às 13h. A maior parte do pessoal se atrasou e por isso o warmup começou às 13h40. Tudo correu bem no aquecimento. Eu queria registrar a conta do SPOJ dos competidores e testar o placar, que por sinal funcionou corretamente. Comecei a prova às 14h10. Para meu desespero, logo que o pessoal começou a submeter, percebemos que o placar estava bugado! Conseguimos arrumar depois de um tempo, mas a essa altura algumas submissões não tinham sido registradas e outras estavam com o tempo incorreto.

Decidimos verificar o bug, mas como o placar está em python, e eu não sei quase nada dessa linguagem, acabamos desistindo. Outra ideia era reescrever um placar simples em C++, mas fazer o parse de uma página de HTML ia dar muito trabalho. Felizmente o SPOJ armazena, para cada usuário, um log de suas submissões em modo texto. Isso tornou viável implementar o placar em C++ com a adicional vantagem de podermos  contabilizar todas as submissões dos competidores, sem perder nenhuma e como o tempo correto.

Demoramos umas 3 horas para finalizar o placar e enquanto isso o pessoal foi usando o placar bugado. Depois de 4 horas de prova ainda congelamos o placar, de modo que o pessoal só teve acesso ao placar correto por uma hora :(

Gostaria de deixar meus agradecimentos para o Marcelo, que me indicou a maioria dos problemas da seletiva, e ao staff (também chamados de “melancias” na maratona): a Annelise, o Carlos e o Pedro.

Dos competidores

O placar final foi o seguinte:

  1. Paulo Costa
  2. Igor Ribeiro de Assis
  3. Davi Barbosa (nao elegivel)
  4. Douglas Santos
  5. Bruno Espinosa Crepaldi
  6. Ruan Silva
  7. Mauro Lopes
  8. Thiago Cavalcante
  9. Igor Wolff
  10. Alex Fernando Brandt
  11. Rodrigo Bustamante Magalhaes
  12. Rafael Carneiro
  13. Douglas Fonseca
  14. Jose Americo de Freitas
  15. Marcos Torres
  16. Alex Lucchesi de Oliveira

O coach e os três primeiros colocados

O Paulo e o Igor dominaram a prova de ponta a ponta, alternando suas posições ocasionalmente. Para se ter uma ideia, com cerca de uma hora de prova, o Igor já tinha resolvido 5 problemas. O Davi  também foi bem, mas estava participando apenas por diversão pois não é mais elegível. A disputa pelo quarto lugar foi interessante, principalmente depois que o placar congelou. O Douglas Santos estava em 4º, com 4 problemas, até congelar o placar. Logo que isso aconteceu, o Bruno passou mais um problema, empatando em número de problemas, mas ultrapassou o Douglas pois tinha menor penalidade. Faltando menos de 10 minutos para o término da prova o Douglas conseguiu passar mais um problema. Lembre que como o Davi não era elegível, ficar com o quarto lugar representava estar no primeiro time.

A revelação foi o Ruan, bixo da Engenharia de Computação, que vinha treinando desde o primeiro semestre e fazendo os problemas do placar. Por um bom tempo ele ficou em quarto, mas acabou ficando preso em um dos problemas, o que pode tê-lo prejudicado. O Mauro, era o único competidor dos que tinham ido para a final brasileira do ano passado. Ele não foi tão bem quanto esperava e preferiu desistir da vaga. Além deles, o Thiago e o Igor Wolff, outro bixo, também fizeram 3 problemas. O Alex ficou com 2, Rodrigo, Rafael e Douglas Fonseca fizeram 1 e infelizmente o José Américo, Marcos e Alex Oliveira não conseguiram fazer nenhum problema.

Dos problemas

Escolhemos os seguintes problemas do SPOJ, que estão na ordem em que apareceram no placar:

Escolhi Common Permutation, Find the Clones para serem os problemas mais fáceis da prova, seguidos por The Last Digit e Bug’s Life. O problema Prime Path era um pouco mais complicado, mas achei que mais pessoas fariam. O problema Transmitters, NERED e o Flipping Burned Pancakes foram escolhidos com intuito de separar o primeiros colocados do resto. O Can you answer these queries III era de longe o problema mais difícil e só decidimos colocar para ninguém fechar a prova muito cedo :P De fato, ninguém resolveu esse problema.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: