Retrospectiva 2010

Não terei muito para falar sobre o ano de 2010. Já postei no fim do semestre passado, sobre os fatos que aconteceram naquele período. Vamos então aos acontecimentos do segundo semestre.

Maratona

Nesse segundo semestre aconteceram as provas regionais da maratona de programação. Já comentei que classificamos dois times para a final brasileira que aconteceu em Joinville e que ficamos em nono, mas para efeitos de vaga para o mundial é como se estivéssemos em sétimo. Infelizmente o número de vagas diminuiu para 6.

A comissão mundial do ICPC destina uma quantidade de vagas (que muda de ano para ano) para a América Latina como um todo. Cabe então aos diretores regionais distribuírem as vagas entre as sedes. Há as seguintes sedes na América Latina: o Brasil, o resto da América do Sul e México + América Central. Atualmente a divisão é proporcional ao número de escolas participantes em cada sede. Como esse ano houve um crescimento no número de escolas em países como Cuba, a nova distribuição acabou prejudicando o Brasil.

No final das contas, deixamos de ir para o Egito por uma posição >.< mas pelo menos esse ano convidaram todos os medalhistas a participarem do acampamento de verão que ocorrerá novamente na USP. Os três competidores do Unicamp Alpha confirmaram presença.

Atividades extra-curriculares

Logo no começo do semestre, um amigo do laboratório, o Mário, me convidou para fazer badminton na FEF. Já estava meio tarde e havia poucas vagas. As que restaram tinham o horário meio ruim, então decidi dar uma olhada em outros esportes. Acabei optando pela natação, num horário perigoso: das 11h ao meio-dia.

Fiz escola de natação quando pequeno, mas não cheguei a aprender a nadar. Sabia nadar aquele crawl desajeitado com a cabeça fora d’água (nem sei se pode chamar de crawl) e também sabia o suficiente para não me afogar. Nas aulas da FEF o professor ensinou os nados crawl, peito, costas e borboleta. Só aprendi o crawl e o peito. No nado de costas acho difícil nadar reto e no borboleta é ruim para respirar.

Prentendo fazer o curso de aprimoramento semestre que vem, mas é preciso passar em uma prova prática, que consiste basicamente em nadar 350 metros em 12 minutos.

Blog

Vou aproveitar para fazer uma retrospectiva sobre o blog. Comecei a escrevê-lo em Janeiro de 2009, ainda no domínio blogspot.com Na época eu escrevia sobre meus estudos de iniciação científica em algoritmos aproximados. Acabei deletando esses posts (infelizmente perdi o conteúdo deles… seria legal reler).

Daí dei uma desanimada e passei a fazer postagens esporádicas. No primeiro semestre de 2010, resolvi postar sobre os laboratórios de MC202 que eu preparava. Isso garantiu uma frequência de postagem maior, cerca de 2 a 3 vezes por mês. Nas férias fiquei com bastante tempo livre e acabei postando bastante sobre conteúdo que estava ou tinha estudado. Comecei a ver nesses posts uma maneira interessante de me motivar a estudar (porque gosto de escrever), de pontencializar o entendimento do assunto (há vezes que quando vamos explicar algo percebemos que não entendemos algum detalhe) e um meio de armazenar conteúdo estudado, que eu posso rever caso esqueça. Por esses motivos, comprometi-me a postar toda semana! Às vezes é difícil arranjar assunto sobre o que escrever ou a semana está muito apertada, mas tenho conseguido manter essa prática até agora :)

Além do mais, considero a hipótese que o conteúdo postado possa ajudar outras pessoas. O blog tem tido uma média de 20 acessos diários, mas infelizmente a maior parte dos termos pesquisados em sites de busca que levam ao blog não tem nada a ver. A título de curiosidade, alguns termos que trouxeram pessoas aqui: Tabuleiro “xadrez” shopping d pedro campinas, programação de final de ano joinville, origami passo a passo, etc.

Um dos grandes problemas é que a maior parte dos assuntos que eu posto são conteúdos relacionados ao meu mestrado, ou seja, são muito especializados para quem só está procurando breves referências na internet (em geral as pessoas com interesse mais específico vão atrás de artigos). Vez ou outra eu escrevi sobre assuntos mais introdutórios, como o Branch and Cut, o algoritmo de Dijkstra e a coloração em grafos. Confirmando minhas suspeitas, esses são os posts com mais acessos do blog.

Os comentários estão fechados.

