Escrevendo com o emacs

Desde 2005 uso emacs devido às aulas introdutórias de programação. Nunca estudei muito a fundo esse editor que é capaz de realizar incontáveis tipos de tarefas. Mas aprendi algumas funcionalidades interessantes.

Sátira do xkcd com diversos editores (clique para ampliar)

Editando LaTeX

O auctex é uma extensão que facilita a edição de documentos LaTeX. Para quem usa ubuntu, basta instalar o pacote auctex.

Depois de instalar essa extensão, ao abrir arquivos .tex uma nova interface aparecerá, parecida com a imagem abaixo:

O botão do leão é equivalente a executar o comando latex no arquivo atual. Ele gera um arquivo no formato .dvi. O botão do óculos abre o arquivo .dvi com o programa xdvi. O botão do livrinho executa o comando bibtex sobre o arquivo .aux gerado com o comando latex. O último botão é um preview dentro do próprio emacs, mas eu particularmente não gosto.

Nota: o padrão do auctex é usar o comando latex que gera arquivos dvi. É possível mudar esse padrão para sempre gerar pdf’s usando o comando pdflatex. Para isso, adicione a seguinte linha ao arquivo de configuração do emacs, em ~/.emacs:

(add-hook 'LaTeX-mode-hook 'TeX-PDF-mode)

Observe ainda que existem diferenças entre os comandos latex e pdflatex. Uma delas é que latex só trabalha com imagens no formato .eps enquanto pdflatex trabalha com vários tipos de formatos (pdf, jpg, png), mas não .eps.

Correções ortográficas

O emacs tem uma funcionalidade de indicar erros ortográficos, chamada flyspell. O dicionário padrão é o inglês, mas é possível alterar para português brasileiro. Antes de mais nada, é preciso instalar suporte do aspell a essa linguagem. No ubuntu, basta instalar o pacote aspell-pt-br.

Depois, para trocar o dicionário, abra a linha de comandos no emacs (Alt+X) e digite o seguinte comando:

ispell-change-dictionary

Ele vai pedir o argumento, o qual deve ser:

portugues

Agora, se o seu texto já está escrito e você quer fazer a revisão ortográfica, abra a linha de comandos e digite:

flyspell-buffer

Se você quer começar a fazer a revisão ortográfica conforme vai escrevendo, use

flyspell-mode

As palavras que não estiverem de acordo com o dicionário ficarão destacadas. Clicando com o botão do meio do mouse aparece um menu com sugestões de correção ou opções de ignorar ou adicionar ao dicionário. Para ir para o próximo erro, é possível usar o comando flyspell-goto-next-error ou o atalho

Ctrl+,

Uma resposta a Escrevendo com o emacs

  1. Como se instala um pacote no emcas, por exemplo, os que você cita aqui como auctex e o aspell-pt-br. Abç

%d bloggers like this: