Sibgrapi 2011

Nessa última semana aconteceu o Sibgrapi 2011, que é uma conferência brasileira de abrangência internacional de computação gráfica, padrões e imagens. O evento foi sediado em Maceió, Alagoas. Tivemos um artigo aceito para essa conferência e fui lá apresentar.

O Sibgrapi deste ano foi composto por diversos mini-cursos, palestras de pesquisadores de renome na área, apresentações orais dos artigos (em inglês) e apresentação de pôsteres (artigos e também teses de iniciação/mestrado/doutorado).

Mini-cursos

Acho que a parte mais interessante de conferências são os minicursos. Nessa edição do Sibgrapi, cada mini-curso foi dividido em duas partes.

Houve um particularmente interessante, sobre fotografia computacional, onde eles explicaram alguns conceitos básicos sobre ótica e fotografia e falaram dos principais temas dessa área.


Imagens com diferentes tempos de exposição (fonte)

Foram discutidas diversas técnicas de composição de imagens. A mais legal pra mim, sem dúvida é a do high dynamic range (HDR), que consiste em usar imagens com diferentes tempos de exposição (como no exemplo da figura acima) para compor uma imagem visualmente mais atraente (como no exemplo da figura abaixo). Outros exemplos impressionantes podem ser encontrados nesse site.


Imagem composta (fonte)

Falaram também sobre light fields, que pelo que entendi consiste em representar mais informação a partir de um dado ponto de vista. Um exemplo disso é essa câmera que tira fotos com diferentes focos que podem ser escolhidos depois, na própria imagem. Veja exemplos aqui.

Assisti também a um tutorial sobre OpenCV, mas só peguei a primeira parte, pois a segunda conflitava com o horário do tutorial sobre fotografia computacional.

Apresentação de artigos técnicos

Havia sempre duas seções paralelas de apresentações de artigos técnicos, o que impossibilitou assistir a todas elas. Pelo que pude perceber, uma linha era voltada à computação gráfica e a outra à processamento de imagens. Acabei escolhendo apenas seções de computação gráfica.

Pra dizer a verdade, entendi muito pouco dos trabalhos apresentados, mas os que mais me chamaram a atenção foram de modelagem de terrenos em tempo real usando CPU-GPU (link) e texturização de modelos 3D com poucas características geométricas (link).

Apresentei nosso trabalho em uma seção de visualização. Trata-se de uma solução para uma das variantes do problema de mapas de símbolos proporcionais que abordei no meu mestrado (link). Pretendo comentá-la em um post futuro.

Pôsteres de teses

O projeto mais interessante era a tese de mestrado de Adriana Schulz (IMPA) que estudou animação computadorizada, mais especificamente para simulação de coreografia. Esse site tem diversos vídeos bacanas!

Fato curioso

Embora os artigos tivessem que ser apresentados em inglês, os mini-cursos foram ministrados em português. Além disso, as palestras dadas por convidados brasileiros também estavam sendo dadas em português. Aí houve uma hora em que na seção de dúvidas, um cara fez a pergunta em alemão. Depois de todo mundo ficar com cara de pastel, ele repetiu em inglês, criticando o fato de uma palestra de conferência de nível internacional ter sido dada em português. A partir de então, só tivemos palestras em inglês :)

Turismo

Aproveitei minha ida a Maceió para conhecer alguns pontos turísticos de Alagoas. A cidade de Maceió em particular tem uma boa estrutura para turismo, com empresas de transporte e serviço de guias. Consegui visitar a praia do Gunga, onde existem falésias compostas de camadas coloridas.


Camadas coloridas das falésias

Também fui a Maragogi, famosa por suas piscinas naturais, onde se pode mergulhar em meio a peixes coloridos e corais.


Piscina natural em Maragogi

Conclusão

Foi a primeira vez que apresentei em inglês e para um público desconhecido. Acredito ter sido um bom ensaio para a minha defesa que ocorrerá logo mais.

Os passeios nos últimos dias também serviram como um descanso relâmpago, pois esses últimos três meses têm sido bem puxados :)

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: