Retrospectiva 2011

Agora que estamos no final do ano, vou fazer uma retrospectiva dos principais acontecimentos de 2011.

Primeiro Semestre

O primeiro semestre foi bastante cansativo, mas também produtivo.

Artigos. Escrever artigos é uma das coisas que mais me motivam do meio acadêmico. Desde o final de 2010 estávamos escrevendo um artigo que acabou sendo aceito em uma conferência chamada CGA (Computational Geometry Applications). Logo no começo do ano, um resumo estendido nosso foi aceito no CTW (Cologne-Twente Workshop). Quando comecei a escrever minha dissertação, enxergamos a possibilidade de escrever ainda outro artigo, que foi aceito no Sibigrapi. Mais detalhes aqui.

Google Summer of Code. Durante o primeiro semestre, fui aceito no Google Summer of Code, para trabalhar com um projeto de computação gráfica. Tive que conciliar esse projeto com a escrita da minha dissertação e a escrita para o Sibgrapi! Felizmente, no final deu tudo certo. Escrevi vários posts sobre esse projeto.

Google Code Jam. Não consegui me classificar para a penúltima fase, mas acabei ficando entre os 1000 classificados e ganhando uma camiseta :)

Sibgrapi. Fui apresentar nosso artigo aceito para o Sibgrapi em Maceió. Foi meu primeiro congresso e a primeira vez que apresentei em inglês e para um público grande. Escrevi um post contando mais sobre o evento.

Defesa do mestrado. Depois de aproximadamente 2 anos de trabalho árduo conclui meu projeto de mestrado com a defesa da minha tese.

Emprego em otimização. Graças à indicação do Carlos, estou trabalhando em uma empresa de otimização. Até o momento estou aprendendo bastante sobre desenvolvimento de software em Java, além de ler artigos e implementar soluções para problemas de escalonamento.

Segundo Semestre

No restante do segundo semestre as coisas foram bem mais calmas.

Codefest. Participamos de uma competição onde deveríamos atacar um problema de otimização, tendo duas semanas para implementar uma solução. No final deixamos de levar o prêmio devido a uma bobeira, conforme descrevi aqui.

Haskell. Decidi começar a aprender Haskell com o objetivo de melhorar minhas habilidades de programação. Tenho me surpreendido com a elegância de alguns trechos de código que tenho visto e com a própria sintaxe da linguagem.

Blog

O blog está prestes a completar 3 anos e contando com esse post, são 97 no total. Tenho conseguido manter minha resolução de postar uma vez por semana.

Os posts mais acessados este ano foram: Algoritmo de Branch and Cut, Ponto dentro de polígono e Dijkstra e o caminho máximo.

Os termos mais utilizados em engines de busca foram: “soccer“, “aisec” e “ray tracing“. Um termo de busca curioso é “obter o poligono simetrico cgal“, que apareceu 89 vezes e eu nem faço ideia do que seja isso!

O blog teve, em média, 42 visitas por dia, com um total de 16k desde o seu início. O dia com mais visitas foi 30 de Novembro com 104 visitantes.

Resoluções para 2012

Para 2012, já me matriculei em dois cursos online de Stanford: Probabilist Graphical Models e Natural Language Processing.

Eu gostaria de aprender mais sobre mineração de dados (data mining) voltado ao suporte de tomada de decisões e também sobre otimização/programação estocástica, que considera fatores de incerteza, muito presentes nos problemas que atacamos na indústria. Dado isso, acho que o curso de modelos gráficos probabilísticos ajudará a reforçar minha base de probabilidade (que é bem fraca).

O curso de processamento de linguagem natural eu peguei mais por curiosidade e ainda não decidi se vou realmente fazer.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: