Introdução a Guava – Revista Java Magazine 104

Este mês foi publicada na revista Java Magazine uma matéria que escrevi sobre o projeto Guava. O mais legal é que o convite foi feito por causa dos posts sobre Java que escrevi aqui no blog.

Basicamente o Guava é composto por um conjunto de bibliotecas que visam simplificar a vida do desenvolvedor. Ela foi inicialmente desenvolvida pelo Google e depois teve seu código-fonte disponibilizado.

No artigo descrevemos um probleminha simples e apresentamos uma solução que utiliza diversas bibliotecas do Guava. Usamos uma extensão da Collections do SDK, utilitários para estruturas de dados do SDK como List e Map, novas estruturas de dados como muli-mapas, manipulação de String e IO, funções que visam tornar expressões matemáticas mais legíveis, etc. Na solução também aplicamos um paradigma funcional para demonstrar o uso das classes Function e Predicate que podem simplificar e melhorar a legibilidade do código.

O conteúdo completo é restrito a assinantes, mas uma prévia está disponível aqui.

Acabei deixando alguns componentes do Guava de fora como Cache, Concorrência e EventBus, mas algum dia pretendo estudá-los.

Conclusão

Embora a escrita de um artigo para uma revista tome mais tempo que a de um post do blog, o conteúdo fica com uma qualidade melhor porque passa por revisão. Além disso, aprendi um assunto que eu vinha querendo estudar faz um tempo. Enfim, gostei da experiência e pretendo escrever novos artigos.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: